top of page
todas as vozes port

todas as vozes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Se misturo valses, huaynos, cumbias e todos os ritmos peruanos é porque nasci de dois pais andinos, ainda que tenha nascido aqui (Lima). Então quando viajei à terra dos meus pais me dei conta das culturas, comida, línguas e aproveitei isso. O que eu queria mostrar para as pessoas era um disco para que o saboreiem com o ouvido", diz Cachuca, membro do Los Mojarras.

Los Mojarras formou-se a começos dos anos 90, e desde então continua em atividade. Como na cozinha, a banda peruana mistura, mexe e tempera ritmos tipicamente andinos com o velho e conhecido rock. Experimentem!

música: Triciclo Perú

álbum: Ruidos en la ciudad (1994)

Artista: Los Mojarras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mare, 27 anos, encontrou no rap sua identidade americana e denuncia desde aí o México golpeado, traído, vendido, preso pelo livre comércio. Canta a resistência. É feminista e zapoteca. Escutemos.

música: México de los mexicanos

álbum: Experimental Prole

Artista: Mare Advertencia Lirika

música: Bolero falaz

álbum: El dorado (1995)

Artista: Aterciopelados

Aterciopelados é uma banda colombiana formada em 1990. Andrea Echeverri e Héctor Buitrago começaram a desenvolver uma proposta musicar bem particular, que mistura as suas raízes latino-americanas com influências contemporâneas como o rock e a eletrônica. A banda teve seu período de maior atividade nos anos 90, mas ainda podemos escutá-la por casualidade na rádio de uma venda. E soa bem pra caralho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Kevin Johansen é um compositor argentino, nascido nos Estados Unidos. De mãe argentina e pai norte-americano, morou até os doze anos no Alasca até que se instalou em Buenos Aires, Argentina.

Ele nos adverte bem quando nos diz “sou um des-generado”. Sua história de vida bilíngue, híbrida, é a que escutamos quando o escutamos. Música repleta de ritmos, alguns mais daqui como a cumbia e o folclore argentino, outros mais de lá, como o flamenco e o jazz, o Kevin sempre nos surpreende, inclusive a nós seus seguidores.

As letras: críticas, ácidas, quaserídiculas, contêm um alto grau de crítica e contestação, sem forçar o papel de ser reflexoes sérias, profundas. O Kevin pensa, escreve o que pensa, e pensa também com o corpo, por isso se sente mais cômodo entre a cumbia e o baile. E nós também.

 

 

música: Sur o no sur

álbum: Sur o no sur (2002)

Artista: Kevin Johansen

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um policial sobe no ônibus e, questionando as raízes de um compatriota, pede que o mesmo entoe o hino nacional. Assim conta um amigo que, sem portar documentos e sem lembrar o hino, se livrou de maiores problemas cantando um pouquinho de Julio Jaramillo.

É que JJ é equatoriano, expressão de um povo que se encontra nas pequenas e transcendentais tragédias humanas. Escuta-se em festa de formatura, em quarto de aluguel, na viatura do "chapa" (policial no dizer popular equatoriano) e na guitarreada dos anarquistas. Quase que obrigatoriamente acompanhado de um trago forte.

 

música: Nuestro juramento

álbum: mis mejores boleros vol. 1 (1970)

Artista: Julio Jaramillo

bottom of page