top of page
todos os dias das maes

Todos os Dias das mães

Segundo domingo de maio, dia especial em muitos países da nossa Mátria Grande. Celebra-se o Dia das Mães no Brasil, Equador, Colômbia, Uruguai e alguns outros lugares.

Queriamos oferecer uma linda homenagem a elas, e como a nossa bússola sempre olha pro sul, ao pensar em mães não podemos fazer outra coisa senão pensar nelas, as Mães que marcaram um país inteiro com uma profunda história de luta, história de vida e de amor triunfando sobre a morte e o ódio.

“Mães da Praça de Maio, a história” é um documentário realizado pelo Canal Encuentro (Argentina) e emitido em um ciclo de oito capítulos no qual retrata-se desde o nascimento o movimento das Mães em busca dos seus filhos desaparecidos pela ditadura na Argentina. Uma história incrível, apaixonante, que nos chove até as lágrimas.

Hoje, no dia das Mães, Charco quer presentear com o primeiro capítulo todas nossas grandes mulheres, as construtoras da história, as guerreiras anônimas.

Mães Terra, Mães Força, Mães Luta.

A todas elas,

 

 

obrigado!

 

 

Mães da Praça de Maio. a História

Capitulo I: os caminhos da Praça (1975-1977)

A busca dos filhos desaparecidos começou como uma peregrinação individual; mas, a partir de 30 de abril de 1977, a instalação das Mães na Praça de Maio iniciou um movimento e um caminho de luta coletiva. Conhecemos estes primeiros anos, desde 1975 até 1977, e o significado que começaram a dar as Mães à busca.

Capitulo II: As loucas da Praça (1977)

Diziam “loucas” para que não fossem tomadas em sério. Mas elas não deixavam de buscar os seus filhos, por todos os lados, por todos os meios de que dispunham. E seguem buscando.

Capitulo III: A batalha pela imagem (1978)

Frente à exposição que teve a Argentina ao converter-se na sede da Copa do Mundo em 1978, o exterior descobriu a presença das Mães. Apartir deste reconhecimento, e buscando o apoio internacional, elas empreenderam as primeiras viagens aos Estados Unidos e ao Vaticano.

bottom of page